segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Redes Sociais Virtuais Aula 31/8

1) Apresentação - Sociedade em redes virtuais

Estamos entrando na era da sociedade em redes – evolução da sociedade industrial que gerou um sistema de trabalho baseado em grandes grupos físicos de trabalhadores e atividade mecânica repetitiva (fabricas imensas, linha de montagem) para uma sociedade baseada na circulação de informação que por sua vez está gerando um sistema de trabalho baseado em pequenos grupos de trabalhadores ou trabalhadores individuais, conectados através de redes eletrônicas para executar trabalhos criativos (a automação está substituindo quase todas as atividades mecânicas repetitivas). A rede passa a ser tão importante econômica e socialmente quanto foi a fábrica na era industrial.

Uma rede é um conjunto de nós interconectados. Nós ou nodos, são pontos de convergência. As redes sociais já existiam, mas elas assumiram uma relevância histórica com a ampliação do uso da Web porque criaram a possibilidade de interatividade assíncrona em tempo real, em escala ilimitada.

Uma rede social é um conjunto de grupamentos humanos, que interligam indivíduos.
Uma rede virtual é um conjunto de páginas, fóruns e listas de discussão na Internet (os chamados hubs) que funcionam como pontos de convergência de indivíduos.

Há dois tipos basicos de desenho de redes sociais interativas:

Facebook











Twitter












2) O fenômeno social mais importante na Web desde 2006


a) As 12 maiores redes do mundo tem um total de 920 milhões de participantes. A maiora, a chinesa Qzone, tem 200 milhões de usuários cadastrados ( o Facebook é proibido na China). O Twitter, a menor das 12 maiores, tem seis milhões.
b) Se fosse um país, o Facebook teria quase tantos habitantes quanto o Brasil;
c) No ano que vem, 96% dos jovens norte-americanos, com menos de 35 anos, estarão conectados a alguma rede social virtual;
d) 80% das grandes empresas usam o LinkedIn para contratar novos funcionários ou monitorar talentos;
e) O segmento das mulheres entre 50 a 65 anos é o que mais cresce no Facebook;
f) A comediante Ellen DeGeneres e o ator Ashton Kutcher, ambos lideres de audiência na TV norte-americana, tem juntos mais seguidores no Twitter que a população de países como Irlanda, Panamá ou Noruega.
g) Gráfico comparando público das redes sociais com população de países:


h) Vídeo sobre o fenômeno das redes na Web contemporânea:


3) Características sociais das redes virtuais

a) Abertas e instáveis
- A principal características das redes virtuais é o fato delas serem abertas, capazes de se expandir de forma quase ilimitada e se fracionar (restrições tecnológicas).
- São sistemas muito dinâmicos e abertos à inovação constante.
- Os objetivos das redes são os mais diversos – vão desde namoro até troca de nomes. Para ver uma mostra da diversidade de focos ver em : http://www.ning.com/main/popular
- As redes ocupam os espaços vagos com a crise das organizações verticalizadas como partidos, sindicatos e entidades corporativas.
- As iniciativas espontâneas e pontuais predominam sobre os processos planificados e centralizados.
- Ausência de lideranças centralizadoras e carismáticas. Tem animadores mas não controladores;
- Sua característica é a instabilidade.

b) Individualismo em rede
– Visões estereotipadas sobre o internauta nas primeiras redes. Isolacionismo, voyeurismo, anonimato, ausência de confiabilidade.
– Redes formam a nova estrutura da sociedade na era digital. Estas percepções estão mudando gradualmente em função do maior conhecimento e da ampliação do uso da internet, mas ainda existe uma forte polêmica em torno de questões como:
– Diletantismo – Ainda é forte a percepção de que quem está na web está se divertindo. As pesquisas mostraram no entanto que 85% das pessoas em rede usam o email e as redes sociais para trabalho, relacionamento familiar e pesquisas. Os chats, fóruns e listas de discussão formam menos de 10% do trafego diário geral da Web. Logo predomina o caráter instrumental de trabalho ou familiar.
– Anonimato – Na Web cada um pode criar a sua própria identidade, desenvolver suas próprias fantasias, reforçando o estereotipo de que não se pode confiar em nada criado na rede. As pesquisas mostram, no entanto, que o anonimato não é majoritario na rede. Ele seria predominante em menos de 30% das mensagens que circulam nos chats, comunidades virtuais, twitter, blogs e chats.
– Individualismo – Criou-se a idéia de que o navegador, o nerd é um sujeito desligado da vida social e da realidade. Mas pesquisas citadas por Manuel Castells, feitas na Inglaterra e EUA mostram que não há diferença sensível de comportamento social entre quem navega e quem não navega na Internet. Um trabalho dos pesquisadores Katz, Rice e Aspden, nos EUA, mostrou inclusive que os navegadores tinham mais vida social que os não navegadores, especialmente vida familiar. O mito do navegador solitário está caindo porque cada vez mais as pessoas ampliam a sua rede de contatos sociais através de ferramentas como o email, Twitter, Orkut e Facebook, por exemplo.

c) Redes e a economia
- As redes virtuais deram origem a um fenômeno chamada Socialnomics , a economia das redes sociais ou como ganhar dinheiro com elas.
- As redes tem uma grande sinergia com o capitalismo, mas um forte antagonismo com a cultura do individualismo.
- A sinergia com a economia de mercado vem do caráter global, aberto, descentralizado, flexível e adaptável.
- O problema é que o capitalismo gerou uma cultura de poder baseada na negação de quase todos estes valores.
- As redes estão na encruzilhada da grande crise que o sistema mundial atual está começando a enfrentar. Capitalismo aberto (mercado livre, sem monopólios) contra o capitalismo fechado (subsídios, protecionismo e reservas de mercado).

4) Movimentos sociais em rede
Características básicas:
- Expontâneos
- Diversificados - políticos se misturam com religiosos etc
- Pontuais - acontecem sobre temas especificos e desaparecem;
- Efêmeros – mutantes – caso do IndyMedia (Centro de Mídia Independente)
- De baixo para cima
- Sem lideranças centralilzada;
- Legitimação e base local;
- Ferramenta básica é a informação;
- Smart mobs e a inteligência coletiva – A idéia de que muitos sabem ou conhecem melhor do que poucos. As multidões são mais inteligentes que os indivíduos;
- Flashmobs – Ferramentas como celulares, twitter e weblogs como arma política para a organização de protestos.

5) Exercício coletivo
A turma é dividida em tres grupos de alunos para executar as seguintes tarefas:
a)Meetup - O grupo analisa o site Meet UP Floripa, verificando quais as comunidades mais ativas, temas, atualizações e publica informe na comunidade criada por colegas no Ning (dar titulo e alunos que participaram do exercício)
b)Ning – Os alunos fazem pesquisa no Google sobre o site de criação de counidades Ning e formam uma comunidade dos alunos da disciplina. Cada aluno posta um comentário de seis linhas sobre o exercício no site da comunidade. Publicar o endereço da comunidade no blg da discplina como comentário.
c) Facebook x Orkut - Ler o post Facebook x Orkut , discuta no grupo e cada aluno posta um comentário na página da comunidade da disciplina, no Ning.

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