segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Jornalismo comunitário Aula 17/08

Como fazer jornalismo no bairro

1) Porque a informação comunitária é importante – Vocês não estão apenas fazendo uma disciplina. Vocês estão experimentando uma nova forma de fazer amigos, criar relacionamentos e promover um esforço coletivo para resolver problemas coletivos.

2) Ferramenta de visibilidade pessoal – porque a visibilidade é essencial para qualquer pessoa na era digital
a) A visibilidade não é um sinônimo para ser famoso
b) Visibilidade para ser útil e para buscar sustentabilidade
c) Visibilidade para ingressar em nichos econômicos
d) 15 minutos de visibilidade na TV / visibilidade para 15 pessoas na Web
e) TV dura pouco / Na Web pode durar uma vida

3) Como estabelecer redes online:
Para isto é preciso chegar perto das pessoas
a) Dicas – Publicar no blog fotos de vizinhos, amigos ou parentes.
- Fazer entrevistas em pessoa, por telefone, por email etc
b) Produzir perfis de personagens do bairro
c) Criar rede de leitores e informantes / criar lista de emails de moradores e disparar mensagens quando houver atualização do blog.

4) Produção colaborativa – rede local / verificar um projeto de interesse da comunidade e que será monitorado com a ajuda de moradores / a participação dos moradores deve ser identificada para criar responsabilidade informativa.

5) Monitoramento de um projeto no bairro – obra pública, campanha comunitária.


Tarefas obrigatórias até o final do semestre

a) Perfil de um personagem do bairro – texto, fotos, áudio.
b) Monitorar projeto comunitário
c) Não escolher personagem ou projeto já explorado pela mídia convencional. Ou selecionar um enfoque inédito.

Observações práticas:

a) Apresentação do blog na coluna da direita – aumenta visibilidade / explica porquê está fazendo o blog.
b) Perfil do autor – quem é – contar detalhes onde mora, há quanto tempo / é para criar a empatia entre os demais moradores e o bairro. Dar todas as informações pessoais: atividades, projetos.
c) Publicar fotografia do autor – ajuda a identificar.
d) Dar o telefone onde localizar / email / Twitter / MSN
e) Fazer buscas no Technorati http://technorati.com/search
f) Dar uma olhada em http://jol-08-2.blogspot.com/

Experiências em aula

a) Em cada aula, o professor escolherá um aluno para falar sobre problemas e experiências na produção do blog
b) Gravação de áudio e vídeo das experiências de alunos para inserção no blog da disciplina.

Debate sobre jornalismo em bairros
A discussão será feita a partir da troca de cartas entre dois dos principais teóricos da Web nos Estados Unidos, Steven Johnson e Paul Carr. As cartas foram publicadas em português no jornal Folha de São Paulo.
a) A turma será dividida em grupos
b) Cada grupo lerá uma carta e dirá se concorda ou não com o que cada autor afirmou.

5 comentários:

  1. Oi professor. Não pude ir pra aula hj.
    Além do conteúdo, foi desenvolvida alguma atividade?

    Abs

    ResponderExcluir
  2. Oi Castilho, o blog ta em contrução...

    http://www.lagoa2009.blogspot.com

    abs

    ResponderExcluir
  3. Oi professor!

    Criei meu blog, é www.lagesonline.wordpress.com

    abs

    Thaís

    ResponderExcluir
  4. Professor,

    segue o endereço do meu blog,
    transitefloripa.blogspot.com

    ResponderExcluir