Roteiro da aula
1) Avisos e recomendações
a) Alunos em atraso com os blogs.
b) Critério de avaliações mensais
2) Análise dos blogs de alunos
3) Intervalo
4) Inserção de fotos, vídeos, slideshows e PPts
a) O papel de uma foto no blog :
- A foto deve acrescentar informações ao texto / Ela não é um mero enfeite / usar exemplos com blogs de alunos.
- O texto não deve repetir o que a foto já está mostrando, salvo se for para destacar um detalhe pouco visível ;
- É preferível publicar varias fotos, cada uma com um detalhe, do que publica uma foto grande onde é impossível verificar os detalhes.
- Evitar cenários e fotos com grande angular.
- Blogs chamam para detalhes e pessoas.
- Exigências técnicas são menores do que em páginas jornalísticas.
- Questão de direitos autorais / dar a fonte e preferir fotos com direitos livres ( Openphoto /, Flick Creative Commons/ Buscas Sem Fins Comerciais).
- Quando for usar uma foto do Google Images, clicar no link Ver Imagem em Tamanho Grande. Se a foto sair muito pequena, prefira outra porque vai ser difícil ampliar ou editar.
b) O papel do vídeo num blog
- Os videos apresentam os mesmos problemas que as foto sem matéria de enquadramento.
- Planos muito abertos são ruins porque a tela é pequena.
- Preferir planos mais fechados.
- Movimentos muito rápidos também não reproduzem bem na tela.
- Vídeo com água em movimento tendem a borrar a imagem
- O vídeo online inclui imagens em movimento gravadas com filmadora digital , slideshows (som como acessório ou como peça principal), infográficos, animações em Flash e 3D, e peças de áudio ilustradas.
- Edição de imagens e áudio em MovieMaker ou Premiere.
- Vídeos e slideshows upload no You Tube.
- Embed video/slideshow no blog
c) Apresentações
- Publicação em blogs de apresentações em Power Point.
- Plataforma Zoho
- Acessar Zoho Show
- Fazer upload da apresentação
- Selecionar Public
- Clicar Public , ir na caixa Embed a direita e copiar toda a linha de código em html.
- Cole-a no post.
- Publique e visualize para conferir.
d) Slideshows – Há softwares especializados e que fazem o embed automático, como o Picturetrail e o Slideshare
5) Exercício em aula – Cada aluno fará um texto experimental e o publicará no blog http://joltestes.blogspot.com/ até o final da segunda aula.
segunda-feira, 24 de agosto de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário