Nesta aula vamos discutir o novo ambiente de trabalho criado pela internet e como os alunos podem inserir-se nele por meio de projetos de negócios.
1)Mudança irreversível na área da informação
a) Informação deixa de ser um complemento para ser o principal motor da economia;
b) Universalização da informação / nuvem informativa;
c) Noticia tende a ser grátis por excesso de oferta;
d) A imprensa fazia a mediação entre os produtores e os consumidores de informações / hoje, tudo é mídia, inclusive as pessoas;
e) Nenhuma atividade mudou tanto quanto a mídia;
f) Realidade fluída / mudança permanente / ciclo de negócios cada vez mais rápidos;
g) Projetos individuais ou de pequenos grupos conseguem sobreviver mais facilmente numa realidade fluida porque são mais rápidos na adaptação;
h) Todos nós nos transformamos em gestores e disseminadores de informações;
i) É inútil pensar em modelos convencionais para buscar a sustentabilidade da gestão da informação;
j) As grandes empresas são pesadas e se adaptam com dificuldade às mudanças do mercado.
k) O ideal seria uma parceria entre empreendedores individuais e grandes empresas na área jornalística. Os indivíduos garantem a inovação e a agilidade enquanto as grandes empresas asseguram o retorno financeiro por seu acesso a grandes mercados. Mas isto vai demorar.
2)Características gerais do emprego na era digital
a) Trabalho fixo é substituído pelo trabalho móvel;
b) Trabalho individual pelo trabalho em grupo;
c) Trabalho assalariado pelo trabalho autônomo;
d) Trabalho físico pelo trabalho intelectual;
e) No jornalismo, empacotamento da noticia é substituído pela agregação de valor à noticia.
3)Opções de sobrevivência individual
a) Há um excesso de graduados em comunicação no mercado – só em SC o excedente é calculado em quase 200 profissionais por ano / causa – crise na indústria da comunicação (jornais, televisão e publicidade);
b) A alternativa são os nichos informativos / teoria da Cauda Longa;
c) Critérios para escolha de nichos informativos
- Combinação gosto e habilidade pessoal;
- Perspectiva financeira imediata não é tão importante / tudo muda
- Amadurecimento financeiro do projeto pode ser longo
- Não importa o tamanho do nicho / o que importa é a paixão e a habilidade;
- Idéias simples, quanto + simples + eficientes;
- Nichos podem ser se serviços, informação, entretenimento, hobby, pesquisa, educação (os mais freqüentes).
d) Jornalismo de butique / grifes informativas.
4)Ferramentas de sobrevivência
a) Publicação e divulgação do projeto - Weblog
b) Divulgação e criação de redes - LinkedIn ou Facebook
c) Networking – eventos, seminários, artigos.
d) Compartilhamento de informações -
e) Incubadoras –
f) Organização pessoal – divisão do tempo dedicado ao projeto e à atividade remunerada, Proporção ideal : meio a meio.
g) Administração do tempo : reduzir tempo de deslocamento; racionalizar navegação pela Web para evitar dispersão; reservar tempo para networking, pesquisa, publicação e relacionamento com parceiros em redes.
5) Os interessados podem assistir este vídeo em espanhol sobre condições de trabalho em jornalismo online.
6) Exercício de modelo de negócios:
O importante num modelo de negócios não são as ferramentas, mas a idéia e a rede. O exercício que segue visa ajudar os alunos a :
a) Pensar sobre idéias de empreendimentos;
b) Explorar redes de parcerias.
1) O que você gosta de fazer ?
2) O que você acha que faz bem ?
3) O que as pessoas acham que você faz bem ?
4) Como você gostaria de desenvolver o que você acha que faz bem ?
5) Que tipo de negócio você acha que daria para desenvolver com base no que você gosta de fazer ?
6) Faça uma pesquisa rápida na Web para saber se já existe alguma iniciativa similar à sua. Se já existir, que tipo de diferencial você poderia desenvolver para seu projeto ?
7) Quem você acha que poderia ser seu sócio ou parceiro neste negócio ?
8) Diante da possibilidade de demora no retorno financeiro deste negócio, que outra atividade você escolheria para garantir seu sustento financeiro temporário?
9) Quanto tempo você estaria disposto a dedicar a esta atividade remunerada temporária ?
10) Que outros empreendedores ou negócios você acha que poderiam ser seu parceiro no seu projeto ?
Respostas orais na segunda parte da aula. O objetivo é que permitir que os alunos conheçam melhor os projetos pessoais uns dos outros. O que vocês farão nesta aula é uma espécie de ensaio para ingressar numa encubadora.
segunda-feira, 23 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Oi Castilho.
ResponderExcluirGostei bastante do tema da aula de hoje. Pensar em empreendedorismo é muito importante. Não sei se conseguirei chegar a tempo na aula, mas acompanho o blog.
Abraços
http://greyscalegorilla.com/blog/
ResponderExcluirentre e Obseve o que este cara faz.
http://greyscalegorilla.com/blog/2009/11/five-tips-to-stop-creative-block-and-to-help-get-started-on-your-next-project/
ResponderExcluireste é bem melhor